domingo, 26 de fevereiro de 2012

Dinâmicas para o 1º Dia de Aula.

Ontem(25/02) passei o dia inteiro procurando algumas dinâmicas que podem ser aplicadas na aula de língua inglesa (disciplina que leciono) para o primeiro dia de aula. Espero que gostem.


Dinâmicas para o 1º dia de aula.
Quem sou eu
Uma boa dinâmica para a primeira aula é o jogo "Quem sou eu". Para preparar é fácil e você vai conseguir com que todos aprendam os nomes um dos outros e será uma ótima oportunidade para você também aprender. Nas classes de inglês será uma boa oportunidade de revisar vocabulário básico, o verbo 'to be' e as pessoas do singular (I, you, he, she) se feito em inglês. O mesmo acontece em espanhol, mas você pode simplesmente fazer o jogo em português se não dá aula de inglês ou espanhol.

Faça quadrados de cartolina com figuras das palavras que vai usar no jogo, coisas básicas e que tenham aprendido no ano anterior se for professor de inglês ou espanhol, ou qualquer objeto se for fazer o jogo em português. Deve fazer os quadrados de cartolina ou qualquer outro papel grosso no mesmo número de alunos + 1, que você usará.

Coloque-os em círculo (de preferência), distribua os cartões para os alunos, pedindo que não mostrem ainda uns aos outros. Comece mostrando o seu e diga, em português, inglês ou espanhol, conforme o caso:

- Eu sou Fulano e sou um(a) - diga o nome da figura que está no seu cartão. Uma bola, por exemplo.

Aponte um aluno aleatoriamente, que dirá para você na língua do jogo:

- Você é Fulano e é uma bola, eu sou Beltrano e sou uma bicicleta.

Ele deve então apontar outro aluno, que olhará para você e dirá:

- (apontando o aluno anterior) Ele é Beltrano e é uma bicicleta, você é Fulano e é uma bola, eu sou Sicrano e sou um livro.

Cada aluno apontado deve dizer tudo que os outros disseram, apontando cada aluno e finalizando sempre com 'você é Beltrano e é uma bola, eu sou .... e sou um(a) ...

Você pode colocar figuras que vão ficar engraçadas ditas pelos alunos, e eles vão se divertir enquanto vão memorizando os nomes uns dos outros. Na verdade essa dinâmica é uma boa ajuda para que você também aprenda os nomes deles, o que é desejável em um professor, que no mínimo saiba o nome de seus alunos.

OBS: Você seleciona algumas imagens no qual os alunos já viram esse vocabulário em séries anteriores. Irei fazer essa dinâmica no ensino fundamental.

 
Primeira aula–dinâmica dos adjetivos
cartoon-people-figure[3]Para quem tem alunos adolescentes ou adultos essa dinâmica irá ajudar para que se conheçam melhor desde o primeiro dia de aula. A preparação é simples: abra um documento do Word e crie uma lista de adjetivos com o mesmo número dos alunos em cada sala.
Depois é só imprimir e recortar, dobrar e colocar dentro de um saquinho de papel ou dentro de uma caixa.
Enquanto faz a chamada, cada aluno ao ser chamado irá retirar um papel de dentro da caixa. Se você ensina idiomas os adjetivos devem ser no idioma que ensina, dessa forma a dinâmica servirá também como uma revisão.
Se forem alunos avançados a dinâmica poderá ser no idioma ensinado, para alunos de nível elementar e intermediário ela pode ser desenvolvida em português, com os adjetivos em inglês ou espanhol.
Terminada a chamada, cada aluno deve ler o adjetivo que tirou e explicar se aplica-se a ele ou não. Por exemplo, se o aluno tirou “preguiçoso” deve explicar que não é preguiçoso porque sempre faz sua lição de casa em dia; caso contrário deve dizer que é preguiçoso porque tem dificuldade para levantar de manhã para vir para a escola, e assim por diante.
O professor pode facilitar o entendimento dos alunos tirando ele próprio um adjetivo e explicando porque aplica-se ou não a ele. Nesse caso faça um a mais para você.
Como você não conhece a classe, mas eles provavelmente se conhecem, assim que o aluno terminar de falar quem acredita que ele está dizendo a verdade deve levantar a mão. Conte quantos levantaram a mão e anote, o aluno que tiver o maior número de “pontos” (mãos levantadas) atribuídas a ele será o vencedor. Sugiro que leve algo para premiá-lo, que não precisa ser nada de muito valor: uma caneta, um bombom ou um pacote de balas serão suficientes. 

OBS: Essa dinâmica utilizarei no ensino médio uma forma de revisar alguns adjetivos.

6 comentários:

  1. Olá,
    Referindo-se á primeira dinâmica
    "Cada aluno apontado deve dizer tudo que os outros disseram, apontando cada aluno e finalizando sempre com 'você é Beltrano e é uma bola, eu sou .... e sou um(a) ..." Com toda sinceridade do meu coraçao não vejo possibilidades para que o aluno repita tudo isso. Lamento dizer que, não vejo coerência ai. Nem mesmo um adulto daria conta disso se é que essa atividade é infantil, obviamente. Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  2. Qnto á 2ª dinâmica,nem sempre o professor está á sua disposição o diário de chamada no seu primeiro dia de aula para que pudesse ser viavel o procedimento da dinâmica. Eu faria diferente. Entregaria os recortes de papel com os adjetivos a todos e pediria que numa sequência começasse a leitura de cada adjetivo por cada um individualmente. Grato pela atenção!

    ResponderExcluir
  3. Sou professor de Inglês em escolas do municipio daqui da região. Gostaria de dizer que os comentários feitos acima não tem nenhum propósito de ofende la ou porventura causar lhe qualquer desconforto. Na verdade, eu simplesmente tomei a liberdade de fazer a minha crítica. E, antes de tudo quero te parabenizar pelo seu trabalho. Mto bom o seu blog. Abrço!

    ResponderExcluir
  4. Meu blog
    Planejando minhas aulas
    É um blog recente e em fase de construção, mas já foram publicadas 2 pags. Se puder, aparece lá. Fique ávontade para comentar. Abrço!!

    http://planejando-minha-aulas.webnode.com/blog/

    ResponderExcluir
  5. Muito legais as dinâmicas. Parabéns e, obrigado!

    Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  6. ótimas idéias quem quiser fz basta adaptar sua realidade.obrigada por compartilhar conhecimento!!!

    ResponderExcluir